Alpha Transito " Parceiros da Associação dos Despachantes de São Paulo"

Cassação de cnh Sorocaba suspensão de cnh sorocaba



habilitação suspensa sorocaba multa por embriaguez sorocaba



Cassação de cnh Sorocaba suspensão de cnh sorocaba



habilitação suspensa sorocaba multa por embriaguez sorocaba



Área do Cliente
ENTENDA POR QUE CARRO REBAIXADO NÃO PODE SER GUINCHADO


ENTENDA POR QUE CARRO REBAIXADO NÃO PODE SER GUINCHADO Habilitação suspensa sorocaba multa por embriaguez sorocaba

Muitos motoristas possuem dúvidas sobre carros rebaixados. Seja porque gostam dessa característica no automóvel ou simplesmente porque querem comprar um carro usado que já se encontra nesse estado.

 

Hoje, vamos esclarecer uma dúvida muito comum sobre este assunto: carro rebaixado pode ser guinchado? 

 

Antes de responder este questionamento é necessário esclarecer que a resolução 479 do Conselho Nacional de Trânsito permite que os automóveis de passeio tenham o sistema de suspensão modificado, desde que sejam respeitados alguns critérios para que a prática de rebaixar a suspensão não afete a segurança.

Assim sendo, as alterações não podem deixar o ponto mais baixo da carroceria ou chassi do carro a menos de 10 cm de altura em relação ao solo e os pneus não poderão tocar em qualquer parte do veículo nas manobras de esterçamento.

Além disso, se o motorista quiser fazer estas mudanças no sistema de suspensão, é necessário solicitar uma Autorização Prévia ao DETRAN e após isso obter um Certificado de Segurança Veicular, CSV.

 

Mas afinal, se essas exigências legais forem desrespeitadas e houver abordagem policial, o carro rebaixado poderá ser guinchado?

 

A resposta é NÃO, pois de  acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir  veículo com a cor ou característica alterada sem autorização é considerada uma infração grave com penalidade de multa, sendo que a medida administrativa tomada é a RETENÇÃO do veículo para regularização.

 

Nesse sentido é importante destacar que de acordo com o próprio Código de trânsito Brasileiro, a retenção do veículo é a imobilização veículo no local da abordagem, podendo ser adotadas duas medidas neste caso:

 

Primeira: Se a irregularidade for passível de ser sanada no local, o veículo será autuado e liberado.

 

Segunda: Não sendo possível sanar a irregularidade no local, como é o caso do carro rebaixado, o documento será retido e o veículo será autuado e liberado para regularização e realização de nova vistoria, desde que não esteja comprometendo a segurança.

 

Enfim, embora o carro rebaixado não possa ser guinchado, vale lembrar que a infração para o condutor flagrado dirigindo veículo nessas condições, sem autorização, é considerada grave. A multa é de R$ 195,23 com a perda de cinco pontos na CNH.

 

Aproveite estas dicas e busque a legalização do seu veículo antes mesmo de alterá-lo!

 

Gostou dessa postagem? Se gostou curta e compartilhe!

 






Compartilhar: